Entrevista Imagens de Marca – Mais que publicitar é preciso comunicar
Diogo Pinheiro, managing partner da Legendary People + Ideas, explica que a parte humana é a prioridade nesta altura e que, “não vale de nada ter um parágrafo gigante que diga que é preciso usar máscara, quando podemos ser diretos e mostrar uma imagem”
Ainda não há uma métrica definida sobe qual é a estratégia mais correta.
É oficial, dia 1 de junho reabrem os centros comerciais, depois de quase 2 meses de encerramento, em que se oscilou entre datas, aberturas de lojas com bens de primeira necessidade e questões sanitárias, a plenitude no que a estes espaços diz respeito está marcada para o dia da criança.
Mas esta reabertura levanta muitas dúvidas. Há procedimentos a afinar, e mais que estar 100% preparados para receber pessoas, existe a necessidade de as informar para que se pratique uma boa conduta.
Nesta altura a maior preocupação dos centros, não são os lojistas que se têm mostrado cumpridores, mas sim os clientes. É preciso reconquistar a confiança dos mesmos, enquanto se incute o dever cívico de cumprir todas as medidas de segurança.
O Imagens de Marca teve oportunidade de conhecer a realidade da rede de shoppings CBRE da qual fazem parte o Alameda Shop & Spot, o Nosso Shopping, o Torreshopping, o 8ª Avenida Shopping, o Rio Sul Shopping e a UBBO– pela voz de Mónica Pinto, a diretora de marketing da CBRE, ibéria, mas também como tem mudado a comunicação aplicada aos centros comerciais, explicada por Diogo Pinheiro, managing partner da Legendary People + Ideas.
As novas normas de conduta:
A Associação Portuguesa de Centros Comerciais lançou um guia com “Medidas recomendadas para a operação dos Centros Comerciais”, um documento com 17 páginas onde estão estipuladas as orientações tanto para os clientes como para os funcionários deste tipo de espaços de comércio.
Além das já conhecidas medidas de higienização vão fazer parte o tempo mínimo de permanência no interior do Centro Comercial e a lotação máxima do espaço (5 visitantes por cada 100 m2 de área).
Mais que publicitar é preciso comunicar:
É importante perceber como ficaram a publicidade e a comunicação durante a pandemia, Diogo Pinheiro, explica que a parte humana é a prioridade nesta altura e que, “não vale de nada ter um parágrafo gigante que diga que é preciso usar máscara, quando podemos ser diretos e mostrar uma imagem” é necessário desconstruir a informação, interpretá-la e torna-la de fácil compreensão para os visitantes.
Durante o lock down a comunicação desta rede de centros foi feita em três fazes, uma mais sentimental com a campanha “send some love” em que as pessoas enviavam uma mensagem a um ente querido, na segunda fase foi uma ação de responsabilidade social onde a protagonista foi a Associação ComVIDas, uma plataforma que reúne voluntários que trabalham para responder às necessidades de diferentes instituições que se dedicam a apoiar os idosos.
Culminando na fase três com a campanha “Todos Bem Seguros”, uma comunicação simplista, digital e acima de tudo esclarecedora.
“Norte Mais Forte”, em casa, mas nunca sozinhos:
O facto de atuarem com mais incidência Norte do país, permite-lhes ainda tirar o pulso ao impacto sentido nesta que é uma das regiões mais afetadas pela pandemia, com (até à data) 16 678 casos de COVID-19 confirmados.
Por essa razão a Legendary People + Ideas, juntou-se ao Turismo Porto e Norte, assinando a campanha da “Norte Mais Forte”, uma plataforma que tem como objetivo reunir e partilhar com os principais empresários e trabalhadores desta região facilitando ainda a informação sobre o acesso a linhas de crédito, bolsas de contactos e fóruns para troca de conhecimento.
Confira no link a entrevista completa: https://www.facebook.com/watch/?v=2662988340644284