Entrevista Marketeer — Há ideias Lendárias a norte
A Legendary People + Ideas é uma agência criativa com sotaque e garra do Norte, uma equipa jovem (com uma média de apenas 28 anos) e ambição para dar e vender. Quer chegar ao Top 3 das agências de publicidade no mercado português.
Legendary People + Ideas. O nome pode parecer um tanto ou quanto excêntrico, mas na verdade relembra uma máxima importante no mundo das marcas, cada vez mais dominado pelo racionalismo dos números, algoritmos e métricas: sem pessoas não há ideias. E sem ideias, a criatividade morre. «Acreditamos em ideias e nas pessoas. Acreditamos que as pessoas certas e o talento podem tornar-nos lendários. Procurámos que o nome fizesse jus à nossa ambição diária de nos afirmarmos como uma agência de grande talento. A nossa proposta de valor está muito clara», explicam Diogo Pinheiro e Hugo Pinto, os sócios-fundadores da Legendary People + Ideas, ambos com 31 anos. Criada em 2013, no Porto, mas apresentada oficialmente ao mercado apenas em 2015, a Legendary People + Ideas é uma agência de publicidade full-service, com queda para o digital. Hoje, a empresa conta com nove departamentos que prestam serviços transversais de comunicação, do branding aos eventos. Ao todo, a equipa – com uma idade média de 28 anos – conta com 34 pessoas, mais a Farrusca, a cadela-mascote que também faz parte da família! Ao longo de cinco anos de actividade, a agência portuense conquistou um conjunto alargado de clientes em vários sectores de actividade, da saúde ao retalho, dos serviços ao ramo automóvel, passando pelo imobiliário, moda e desporto. Kia Portugal, Continente, Worten, Samsung, Super Bock, Visit Porto, Porto Editora, Nortada, Forum Aveiro, Dream Pills e Efacec são alguns dos clientes.
“A nossa proposta foi baseada nos resultados positivos do trabalho que desenvolvemos nos últimos 3 anos para os Centros Comerciais, assente na nossa versatilidade para apresentar soluções criativas capazes de dar resposta a qualquer desafio. Por outro lado, a confirmação da confiança da CBRE posicionou-nos como uma agência com créditos firmados na área dos shoppings em Portugal. As perspetivas neste setor são muito promissoras para a Legendary”, referiu Diogo Pinheiro, managing- partner da Legendary People + Ideas.
Depois de no ano passado ter aumentado o seu volume de negócios em cerca de 40%, a prioridade da Legendary People + Ideas, neste momento, passa por cimentar a sua posição no mercado nacional. De resto, os objectivos dos fundadores da empresa são, no mínimo, ambiciosos: «Queremos estar no Top 3 de agências em Portugal. Pode demorar um pouco, mas estamos a fazer o nosso caminho.»
Da amizade ao negócio Diogo Pinheiro e Hugo Pinto são amigos desde os tempos em que, na adolescência, se defrontavam nos campos de andebol. «Éramos de equipas opostas, mas dávamo-nos bem», recordam. Tal como na escolha do desporto, também optaram por cursos idênticos na faculdade, ambos na área da Engenharia Informática. Depois de uma experiência profissional em marketing digital, numa empresa em Lisboa, Diogo regressa ao Porto para frequentar a pós-graduação em Gestão da Informação e Marketing Intelligence, da Porto Business School, e Hugo especializa-se em Gestão de Empresas, no Instituto Superior de Administração e Gestão. No final de 2012, decidem combinar as suas valências num projecto comum e lançam as primeiras sementes do que viria a ser a Legendary People + Ideas. «A nossa mescla parece inusitada, mas mostra bem o que procuramos oferecer ao mercado: soluções inovadoras, que comuniquem criativamente, sem descurar uma forte componente racional na sua base», frisam os responsáveis.
O primeiro cliente da agência foi a Associação Comercial de Braga, aquando da comemoração dos seus 150 anos, num projecto de reformulação digital da instituição. Contudo, a primeira grande campanha da agência seria desenvolvida para a Kia Portugal. “O que são 7 anos” foi a campanha que, num tom emocional, promoveu o serviço de garantia da marca automóvel, lembrando os consumidores que muita coisa pode acontecer em sete anos. Este foi ainda o primeiro spot publicitário em Portugal a ser transmitido nos cinemas em 4D.
Entre outras campanhas em destaque desenvolvidas pela Legendary People + Ideas estão o “Samsung Galaxy Challenge”, uma acção de apoio à Selecção Portuguesa de Futebol durante a Taça das Confederações, que contou com os jogadores André Silva, Rui Patrício e Pizzi; a campanha “Rei das Francesinhas”, para a marca de cerveja artesanal portuense Nortada, que culminou na criação de um menu especial em restaurantes da região Norte; e uma campanha da Coruja no Instagram, onde foi desenvolvida uma espécie de jogo que desvendava o sabor de cerveja preferido dos utilizadores com base nos seus gostos. A Legendary People + Ideas tem vindo a conquistar ainda a conta de vários centros comerciais, gerindo actualmente a comunicação de sete espaços pelo País, como o Forum Aveiro, Alameda Shop & Spot, Nosso Shopping, Alma Shopping e Mira Maia. Recentemente, a agência renovou a ligação aos centros geridos pela CBRE para o ano de 2019. Apesar de ter apenas um escritório na Invicta, a agência já teve algumas experiências internacionais, com o desenvolvimento de campanhas de promoção de Vinho do Porto – Fonseca, Cockburn’s e Taylor’s estão entre o lote de clientes da agência – nos EUA e Reino Unido, e também pela criação de algumas marcas para mercados internacionais. «É algo que tem acontecido naturalmente, pelo reconhecimento em alguns prémios internacionais ou porque os próprios clientes nos desafiam a trabalhar os seus segmentos internacionais», sublinham os responsáveis.
Os sócios-fundadores da Legendary People + Ideas fazem um balanço positivo de 2018, referindo que este «foi, pelo quinto ano consecutivo, o nosso melhor ano. Foi o ano em que, pela primeira vez, fomos a concursos para clientes que já eram nossos e ganhámos [como é o caso da CBRE]. É uma prova da nossa capacidade de inovar, de nos mantermos criativos e, obviamente, da satisfação dos nossos clientes», frisam. No ano passado, a agência inaugurou duas novas áreas de negócio, nomeadamente Estratégia & Paid Media e Sports. Sobre a entrada no segmento do desporto, Diogo Pinheiro e Hugo Pinto explicam que «é uma área de paixão, cultura e que move pessoas. Tudo valores muito próximos daqueles que a Legendary tem. Por isso, desde logo nos sentimos atraídos a trabalhar esta área. Tivemos uma aproximação ao sector do futebol numa campanha com a Samsung e achámos que faria sentido investir aqui, uma vez que ainda existe muita margem de evolução, seja na comunicação dos jogadores, clubes ou marcas relacionadas com o desporto futebolístico». Neste momento, a Legendary People + Ideas tem já uma parceria com «uma das maiores empresas de representação de jogadores de futebol do mundo» e com alguns clubes. Começou também a dar os primeiros passos no ciclismo e no desporto automóvel, bem como no paddle. «Há ainda muito por investir no ténis, ciclismo e desporto automobilístico, por exemplo. Tudo áreas em que queremos acrescentar valor. Além do fenómeno dos e- sports, que estão em grande crescimento, e no futuro será impossível ignorá-los», explanam.